Pacientes passaram a contar com aplicativo para controle de doenças crônicas
- Débora Lisboa
- 22 de set. de 2017
- 1 min de leitura

Não são raros os casos em que o paciente é atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS), recebe tratamento e por algum motivo acaba esquecendo de tomar o remédio. Para pacientes crônicos, o uso contínuo da medicação é essencial a fim de garantir o controle da doença, se o remédio não for tomado de forma adequada o paciente pode piorar e ter complicações.
Pensando nisso, nesta quinta-feira,19, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Saúde (SS), lançou o CUCO, aplicativo para smartphones que ajuda os pacientes de doenças crônicas na tarefa de tomar corretamente a sua medicação. A nova ferramenta é uma parceria com a Comunitas, ONG que promove consórcios entre o setor público e privado.
Thiago Horta, subsecretário do Departamento de Atenção Primária à Saúde, destaca a inovação e o desafio para a cidade. "Tanto para a equipe, quanto para o usuário, nessa busca de criarmos novas estratégias para dar conta das condições de saúda da população.”
O CUCO funciona de maneira simples, o usuário se cadastra por e-mail, Facebook ou número de celular e coloca dados básicos, como nome, idade e a medicação a ser tomada. Com tudo preenchido, o aplicativo emite um sinal sonoro no horário do usuário tomar o remédio, evitando esquecimentos. Na fase de implantação,
dez Unidades Básicas de Saúde estão trabalhando com o aplicativo e a intenção é que esse serviço seja expandido para as outras unidades.
* O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais Android e IOS.
Comments