top of page

Projeto na Zona Sul de Juiz de Fora leva esperança a jovens carentes da cidade

  • Camila Gonçalves
  • 6 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Juiz de Fora conta, desde 2009, com o projeto: "Jovens para o futuro". Criado com o intuito de oferecer atividades para moradores da Zona Sul da cidade, oferece além da prática de artes marciais, aulas de música, dança e artesanato.

Idealizado pelo Cabo da Polícia Militar Wigman Albuquerque, que começou oferecendo aulas de graça para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto ganhou mais força quando o Tenente da Polícia Militar Gilmar Silva, se juntou em parceria e desde 2014 os trabalhos foram ampliados.

Karolina Porfirio com seus alunos de Judô

Foto: Camila Gonçalves


Um levantamento feito nesse ano pela Organização das Nações Unidas, ONU, apontou que, em números absolutos, 2.486.245 milhões de crianças e jovens brasileiros (entre 4 e 17 anos) estão fora da escola. No projeto, é incentivada também, a frequência escolar dos meninos e meninas atendidos. De acordo com a estudante de Arquitetura e voluntária do projeto, como professora de Judô, Carolina Porfirio, a mudança comportamental é notada em pouco tempo de prática do esporte: "O Judô cobra muita disciplina e ética. Pequenos desvios comportamentais não são toleradas aqui e, consequentemente, eles tendem a não repeti-los na escola, ou em casa."


Segundo a secretária da Associação de Moradores do bairro São Mateus, onde se encontram as instalações do projeto, Valéria Cristina Cunha, tudo começou bem pequeno e hoje já são 26 crianças atendidas por diversas atividades, só no São Mateus. Para ajudar nas despesas, como lanche para os alunos e cestas básicas, que são oferecidos às famílias dos jovens, foi criada a feirinha da Praça Jarbas de Lery, todas as quartas-feiras, das 14h às 19h. Também na Praça do bairro Bom Pastor, todos os domingos, os feirantes vendem suas mercadorias, em maioria artesanais, que ajudam a contribuir e abastecer o projeto.

Feira na Praça São Mateus

Os interessados em se inscrever no projeto social, doar ou ser voluntário, podem comparecer na sede na 32ª Companhia, que fica na Rua São Mateus 300, de segunda a sexta, de 7h às 13h. O telefone para contato é o 3690-7119.


 
 
 

Comments


Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page