Projeto na Zona Sul de Juiz de Fora leva esperança a jovens carentes da cidade
- Camila Gonçalves
- 6 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Juiz de Fora conta, desde 2009, com o projeto: "Jovens para o futuro". Criado com o intuito de oferecer atividades para moradores da Zona Sul da cidade, oferece além da prática de artes marciais, aulas de música, dança e artesanato.
Idealizado pelo Cabo da Polícia Militar Wigman Albuquerque, que começou oferecendo aulas de graça para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto ganhou mais força quando o Tenente da Polícia Militar Gilmar Silva, se juntou em parceria e desde 2014 os trabalhos foram ampliados.

Foto: Camila Gonçalves
Um levantamento feito nesse ano pela Organização das Nações Unidas, ONU, apontou que, em números absolutos, 2.486.245 milhões de crianças e jovens brasileiros (entre 4 e 17 anos) estão fora da escola. No projeto, é incentivada também, a frequência escolar dos meninos e meninas atendidos. De acordo com a estudante de Arquitetura e voluntária do projeto, como professora de Judô, Carolina Porfirio, a mudança comportamental é notada em pouco tempo de prática do esporte: "O Judô cobra muita disciplina e ética. Pequenos desvios comportamentais não são toleradas aqui e, consequentemente, eles tendem a não repeti-los na escola, ou em casa."
Segundo a secretária da Associação de Moradores do bairro São Mateus, onde se encontram as instalações do projeto, Valéria Cristina Cunha, tudo começou bem pequeno e hoje já são 26 crianças atendidas por diversas atividades, só no São Mateus. Para ajudar nas despesas, como lanche para os alunos e cestas básicas, que são oferecidos às famílias dos jovens, foi criada a feirinha da Praça Jarbas de Lery, todas as quartas-feiras, das 14h às 19h. Também na Praça do bairro Bom Pastor, todos os domingos, os feirantes vendem suas mercadorias, em maioria artesanais, que ajudam a contribuir e abastecer o projeto.

Os interessados em se inscrever no projeto social, doar ou ser voluntário, podem comparecer na sede na 32ª Companhia, que fica na Rua São Mateus 300, de segunda a sexta, de 7h às 13h. O telefone para contato é o 3690-7119.
Comments