top of page

Feira de histórias

  • Camila Gonçalves
  • 1 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Juiz de Fora possui muitas feiras: frutas, variedades, feira noturna, dominicais. O bairro São Mateus, um dos mais antigos da cidade, situado na região central, agora também tem sua feirinha!

Das 14h às 19h da noite, todas as quartas, na Praça Jarbas de Lery Santos, mais conhecida como Praça São Mateus, a feira de artesanato reúne artistas, pessoas que vivem do trabalho manual e que agora possuem mais um espaço para exporem seu talento na cidade. A feira faz parte do projeto "Mãos de Maria", da Associação de Moradores do Bairro São Mateus, e do projeto "Jovens para o Futuro", da Polícia Militar.

Uma dessas artistas é a artesã Rita Marques, de 59 anos. Desde a adolescência já pintava e vendia seu trabalho em feiras hippies.

As plaquinhas e as mandalas, a Rita quem faz, já os quadros, as impressões de imagem, a nora faz e a Rita expõe em sua barraca na Praça São Mateus.

Ela conta sua história enquanto eu anoto a receita de biscoito que a Rita aprendeu quando tinha 5 filhos para alimentar e poucos ingredientes na geladeira. No final da matéria, a receita completa!

Para quem já passou pela praça no dia da feira, com certeza um fusca diferente chamou a atenção:

Foto: Camila Gonçalves

Batizado de: "O Trem", o fusca chama a atenção, e uma de suas donas, a Aline Cameko, nos conta a história dessa ideia que começou com uma parceria entre amigas que gostam de cozinhar e viajar:

Ao lado de cada barraca, ou fusca, um rosto amigável que convida a gente pra entrar.

Priscilla Correia veio do Paraná e trouxe o brechó na mala!

Foto: Camila Gonçalves

A Priscilla Correia, da foto, veio do Paraná. Lá ela tinha um brechó, e quando surgiu a oportunidade de vir para JF, trouxe o brechó Beauvoir na mala! Como em muitos brechós, ela tem peças únicas e diz que seu sonho é trabalhar com arte, com figurinos de filmes e peças. "Há pouco tempo cedi algumas roupas para a produção de um curta de alunos da UFJF. Fiquei feliz em participar!"

A barraca da Priscilla e da Júlia: brechó e produtos naturais, respectivamente

A Priscila divide a barraca com a Júlia Guerra, ex artista circense, que agora é dona de sua marca: a Casa do Lago. Júlia passava boa parte do seu tempo no circo, e tinha como hobby a produção de cosméticos naturais, ervas e temperos medicinais. Com o incentivo de amigos que adoravam seus produtos, o antigo hobby virou trabalho.

Ela conta como tudo se encaminhou para isso:

Júlia produz temperos e ervas medicinais e também cosméticos naturais

BISCOITINHOS DE ERVA-DOCE DA RITA:

3 xícaras de farinha de trigo

3 xícaras de açúcar

3 ovos

1 colher de sopa de erva-doce

Colocar na assadeira untada com manteiga, tirar assim que começar a dourar.

Sim, fácil mesmo!

Lembrando que a feira está na Praça Jarbas de Lery Santos, das 14h às 19h, todas as quartas.


 
 
 

Comments


Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page