top of page

Dietas milagrosas prejudicam a saúde

  • Débora Lisboa
  • 30 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Que tal ter um corpo de causar inveja fazendo uma dieta milagrosa? Aquela que saiu na revista falando que fulana eliminou 20kg em dois meses?

Ter um corpo torneado, sem gordura localizada, estrias e celulites é o sonho para algumas pessoas. Não são raros os casos de homens e mulheres que já aderiram à alguma dieta que prometia ser milagrosa e surtia efeito em pouco tempo. Quem não se lembra da ração humana? Uma mistura de pós que substituía uma refeição. E a famosa dieta detox ? Que promete fazer uma limpeza no organismo. A dieta do leite garante menos 8kg em apenas sete dias. São tantas as dietas que prometem fazer mágica em pouco tempo, que fica difícil citar. Mas o que os especialistas têm a dizer sobre esses hábitos alimentares? A nutricionista Bia Elidia Sodré revela que existem muitos malefícios ao se realizar uma dieta pobre em nutrientes e sem acompanhamento nutricional. ''Quando se tem o hábito de experimentar dietas que estão nas capas das revistas, que prometem milagres, por se tratar de uma alimentação restritiva, o indivíduo acaba não conseguindo mantê-la por muito tempo. com isso, o corpo acaba sofrendo o efeito sanfona."

O estudante Leonardo Silva já embarcou na onda das dietas da moda, mas, atualmente, tenta manter hábitos saudáveis, aliando alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Em quatro meses, conseguiu perder 9kg. Confira o relato no vídeo abaixo:

Já a dieta sem glúten tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas que querem emagrecer. Apesar de muitos acharem que o glúten é um vilão, a recomendação é de que só quem tem doença celíaca elimine a proteína do cardápio. Nesses indivíduos, alimento feitos com farinha de trigo, aveia, cevada e centeio provocam inflamação no intestino delgado, acarretando dores abdominais, diarreia, entres outras consequências nocivas. A nutricionista Bia Elidia Sodré. frisa que quem não possui a doença e retira alimentos com glúten da alimentação pode impactar negativamente a saúde. "quando se excluí alimentos fontes de glúten, algumas pessoas acabam optando por outros alimentos com baixo valor nutritivo, ricos em carboidratos, como polvilho e tapioca, o que pode dificultar o organismo a absorver nutrientes.'

https://foodsafetybrazil.files.wordpress.com/2013/09/info-doenca-celiaca.jpg

Bianca ressalta que a melhor estratégia é a reeducação alimentar, ''as pessoas precisam aprender que não existem alimentos vilões ou mocinhos. Deve haver a busca de um equilíbrio alimentar, sendo assim, é muito importante procurar um profissional para a elaboração de planos alimentares individualizados.

Não há nenhum mal na preocupação com a estética, desde que não seja excessiva e leve a pessoa a arriscar a saúde, ou até a vida, em dietas que, feitas sem acompanhamento profissional, podem colocar a saúde em risco.


 
 
 

Comments


Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page